Laboratório LATITUDE da UnB contribui com a ENAP na oferta de formações voltadas para o combate à COVID-19

Diante da necessidade de isolamento social para combater a pandemia de COVID-19 que assola o mundo, estratégia recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) ganharam destaque por serem uma forma de ocupar o tempo e, ao mesmo, contribuir para o aprimoramento pessoal e profissional daqueles que aderem à EaD do conforto e segurança de seus lares.

De acordo e em sintonia com a prática do isolamento social, mas também ciente da importância de ressignificar esse fato inédito na história da humanidade, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio do Laboratório LATITUDE da Universidade de Brasília (UnB), passou a oferecer para toda a população, 18 cursos em 16 áreas temáticas que foram implantados do início do ano de 2020 até o momento. Os cursos são disponibilizados na Escola Virtual de Governo (EV.G), de forma aberta e gratuita, sendo os mais recentes com abordagem e formação específica tanto para o combate à COVID-19 quanto para lidar com as mudanças necessárias para continuarmos trabalhando na modalidade de trabalho remoto.

Entre os cursos, considerando a iminência da proliferação de casos de COVID-19 no Brasil e com objetivo de disseminar conhecimento sobre o assunto, passou a ser ofertado abertamente o curso “Vírus respiratórios emergentes, incluindo COVID-19: métodos para detecção, prevenção, resposta e controle” (inscrições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/288), uma ação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que fornece noções sobre os vírus respiratórios emergentes, inclusive o novo coronavírus, e que em 01/04/2020 já contava com 16524 inscritos e 8935 concluintes.

Outro curso relacionado à pandemia de COVID-19 é o de “Noções básicas do trabalho remoto” (inscrições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/293), haja vista que, para enfrentamos o crescimento exponencial do número de casos da doença, o isolamento social requer que nos adaptemos a essa nova realidade de trabalhar em e de casa. Focado nos gestores públicos, o curso apresenta estratégias, boas práticas e soluções para que a transição de equipes ou parte delas para o trabalho remoto seja mais fluida possível. Além desse enfoque, o curso foi elaborado para contribuir também com as situações de trabalho remoto já existentes nas instituições públicas, a fim de possibilitar dicas e orientações que facilitem a aplicação dessa modalidade de trabalho diante do cenário de pandemia atual e das novas configurações e possibilidades de trabalho que surgem e se fazem necessárias a partir do enfrentamento de um problema que envolve todos.