Quiosques Comunitários de Acesso à Internet da UnB

No contexto de uma parceria institucional que inclui o GRE, o DAF, o Conselho de Informática e o CPD, foi confiada ao LabRedes e ao NTI a responsabilidade técnica pelo desenvolvimento do Projeto Quiosque, empregando tecnologias de software livre como o sistema operacional Linux, o banco de dados MySQL, o pré-processador PHP (Hypertext Preprocessor), e outras tecnologias que visam ao desenvolvimento de aplicações, a gerência de redes e a segurança da informação. Os esforços realizados por essa parceria institucional levaram ao desenvolvimento de uma solução tecnológica e à instalação, operação, administração e manutenção de 24 quiosques, sendo 8 no ICC-Pátio de Entrada Ala Sul, 8 no ICC- Pátio de Entrada Ala Norte, 4 na FT- Pátio de Entrada da Direção e 4 na FA-Pátio de Entrada. Os móveis dos quiosques foram produzidos pela marcenaria da PRC, no contexto do projeto de inclusão social de adolescentes ex-delinquentes realizado pela PRC. No que se refere à base computacional, foram reaproveitados microcomputadores antigos que antes eram destinados ao descarte. Os quiosques, conectados por intermédio da RedUnB, passaram a ser utilizados continuamente para acesso á Internet, ao correio eletrônico e passaram a ter importante papel no processo de matrícula de alunos em disciplinas..
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1)